Asp Net 5

  • Rafael Miceli
  • 20 Mar 2015

A Microsoft esta lançando iterativamente o AspNet 5. E neste artigo vou falar um pouco de como esta ficando o novo AspNet. «««< HEAD As coisas realmente estão mudando, nem parece a mesma empresa de antes, já são dezenas de projetos open source que a Microsoft mantém e um projeto que é de extrema importância eh o .NET core! ======= As coisas realmente estão mudando, nem parece a mesma empresa de antes, já são dezenas de projetos open source que a Microsoft mantém e um projeto que é de extrema importância é o .NET core!

cbb1975043bdb31660489cd0bce596e9018a29c1

###.Net Core, o novo Runtime

Com o novo modelo Cloud First adotado pela Microsoft foi criado um novo Runtime otimizado para a nuvem, o .NET Core O .NET Core é uma mudança drástica comparado as versões anteriores do framework. Uma delas é que o .Net Core pode ser baixado como um pacote Nuget. A outra é que esta versão é extremamente compacta, o que pode estar faltando alguns assemblys que seu antigo projeto referencia se você for migra-lo para o novo modelo do AspNet 5. Mas uma das maiores mudanças é que o AspNet 5 roda em Linux e OS X!

###Novo MVC e File System do projeto

O MVC e Web API foram unificados em um só, o MVC 6. E também eles não estão mais no namespace System.Web, o que deu possibilidade a mudanças significativas como um HttpContext de 2 kb comparado ao de 30kb anterior no System.Web.
Outra mudança é que não é mais necessários realizar “Builds” em sua aplicação.
Graças ao Roslyn as compilações ocorrem no Background, ou seja, é possível você adicionar um arquivo .cs e dar um refresh na página que ele vai estar carregado no projeto.

###Visualizando as novidades

Vamos criar um projeto novo para vermos o que mudou no novo AspNet.

1 Vá em new project e selecione AspNet Web Application

passo 1

Mantenha os valores padrões mesmo

2 Selecione ASP.NET 5 Starter Web e clique Ok

passo 2

Uma das mudanças mais impactantes vai ser a falta do Web.config e a aparição de novos json. O global.asax também não esta mais lá, mas existem os novos, Startup.cs. e o wwwroot.

###Brief da Estrutura

passo 3

Agora no AspNet 5 a forma de configurar o projeto esta muito mais modular. Temos um config para pacotes .Net, um para Scripts, outro para pacotes Node (Whaaat???) e outro para connection strings e appsetings. Outra mudança expressiva que você deve ter notado é que antes o config era um arquivo XML, mas os novos são JSON. O wwwroot é aonde fica tudo que for estático no nosso projeto ex: arquivos HTML, scripts, CSS, imagens. Não quero deixar este artigo extremamente extenso então no próximo vamos ver com detalhes cada parte da nova estrutura.

comentarios com Disqus Disqus