Dev Mind - Product Market Fit

  • Rafael Miceli
  • 7 Fev 2017

Este post é uma continuação do Post anterior a respeito de como desenvolvedores geralmente decidem jogar um produto no mercado e como podemos fazer para antes validarmos nossa ideia e polir ela para atender ao mercado.

Product Market Fit

Mas agora o que queremos aprender? Como saber o que precisamos para aprender?

Para sabermos o que precisamos aprender precisamos saber qual nosso objetivo.

Dan em seu livro Lean Product Playbook nos guia a tentar atingir “Product Market Fit”. O “Product Market Fit” é o encaixe da sua solução para o problema que você identificou. Para encontrarmos o ‘Product Market Fit” Dan nos mostra uma Piramide a ser escalada no qual usaremos um dos flows que citamos acima para tentarmos atingir o mais rápido possível “Product Market Fit”.

PMFP

Explicando a estrutura da piramide acima, nós vamos escalar as primeiras duas camadas da base aonde precisamos descobrir nosso Taregt Customer e quais suas Underserved Needs. Após isso, vamos criar nosso Value Proposition As duas primeiras camadas se encontram no Problem Space enquanto as camadas do topo se encontram na Solution Space. O que queremos é tentar encontrar um match entre ambas para encontrarmos nosso “Product Market Fit”. Vamos dar uma passada High Level em cada camada da pirâmide.

Defina seu target customer

Descobrir nosso target customer nem sempre é tão simples quanto parece.

Lembre que de acrodo com o flow que estamos seguindo vamos primeiro formular nossa hipótese de quem é nosso target customer e depois vamos deixar ela mais sólida.

Você so vai ter maior certeza do seu target customer quando lançar um MVP do seu produto.

Para termos uma boa hipótese podemos criar uma Persona. Personas são úteis para você concentrar as informações de um usuário que representa um de seus target customer, aqui tem uma referencia de um template de Persona. Não vou entrar em muitos detalhes de persona, mas para um bom começo você pode preencher uma persona com pesquisas de atributos demográficos, pscicográficos, comportamentais, ou de acordo com as necessidades de nosso target customer.

Através de entrevistas com potenciais target customers vamos tendo mais informações em nossa Persona. Abaixo tem um exemplo de uma Persona.

Persona

Conforme vamos iterando mais as etapas de nosso flow, vamos tendo mais conhecimento de quem realmente são nossos target customers.

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