Dev Mind - Satisfação x Importância

  • Rafael Miceli
  • 14 Fev 2017

Este post é uma continuação do Post anterior a respeito de como desenvolvedores geralmente decidem jogar um produto no mercado e como podemos fazer para antes validarmos nossa ideia e polir ela para atender ao mercado.

Identifique necessidades não servidas

Uma vez que temos nossa hipótese de nosso Target Customer, próximo passo é consguirmos descobrir as necessidades do mesmo, mas preferencialmente nos focando nas necessidades não bem servidas a eles.

Lembra das entrevistas para fazer para descobrir melhor seu target customer? Nela também aproveitamos para coletar informações sobre o que seu potencial cliente não esta sendo bem atendido.

Para isso fazemos o flow Hypothesize -> Design -> Test -> Learn! Vamos criar hipóteses do que podemos fazer para ajudar o cliente e na entrevista apresentamos a ele: “Essa funcionalidade aqui, pode te ajudar? Quanto ela te ajudaria?” Lembre também de perguntar ao cliente o que ele tem dificuldade, ou acha que pode melhorar na forma que você pretende resolver o problema dele.

Para fazer as perguntas da sua hipótese em entrevista é bom que você dê escolhas fixas aos clientes e não a liberdade de ele redigir um texto. Por exemplo: Ao perguntar o quanto uma funcionalidade agrega valor para um cliente você pode perguntar com as opções de 1 a 5, aonde 5 significa Muito valor!

Além de perguntar se uma funcionalidade agrega valor, pergunte também qual o nível de satisfação de como ele resolve atualmente o problema. Dê também escolhas fixas para a pergunta como: Muito insatisfeito, insatisfeito, razoável, satisfeito, muito satisfeito.

Tendo essas informações de Valor e Satisfação podemos mapear em um framework chamado Importance/Satisfaction, aonde conseguimos avaliar o que é mais importante e menos atendido a nosso cliente.

importance-satisfaction

Imaginando o caso da sua tia ela provavelmente diria que é muito importante que ela compre o remedio por preços baixos, pois o remédio que ela toma tem um custo alto e qualquer 5% de desconto faz a diferença e ela não encontra nenhuma ferramenta que facilite isso para ela.

Caso você perceba que a importância para resolver o problema que você encontrou seja alta e as formas de se resolver elas atualmente não satisfazem os cliente, ou seja, se encontram no quadrante A, então temos uma boa oportunidade pela frente!

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